quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Capoeira da o Ritmo na Festa das Neves


Dando sequência a 426ª Festa das Neves edição 2011 e ao Projeto Brincantes Brasileiros na Paraíba. Esse projeto é um presente ao Estado da Paraíba, pois trás consigo a magia de fazer o povo ir para a rua sorrir, abrir os abraços, sabendo o verdadeiro sabor da liberdade, a brincadeira!

Nesse ritmo intenso, já tivemos o saudoso Babau do Mestre Joaquim Guedes, desenvolvido hoje pelo seu filho, que também brilha e emociona! – A Nauta Catarineta De Cabedelo, Cavalo Marinho de Bayeux e Caiana dos Crioulos e a grande roda coordenada pelos Mestres Chico e Robson da Associação Cultural Berimbau viola, que é a tradicional seis horas de roda (5ª edição) na Praça Rio Branco, fizeram do sábado pessoense um sábado muito diferente. Já domingo, fechando o mês de julho, Caboclinho do Ceará-Mirim (RN); Congos do Pombal (PB) Ciranda de Vó Mera e seus Netinhos (João Pessoa); Coco do Mestre Zé Cuca Queimadas (PB)

Abrindo agosto, o mês da superstição, que passou longe com a alegria dos bonecos do Mestre Clébio – Guarabira (PB); Lapinha São Sebastião (João Pessoa); Coco de Roda do Mestre Benedito Cabedelo (PB) e grande da segunda feira, o coco do galo Preto Recife (PE)

Então o Blog do Grupo Zumbi de Cultura popular vem se curvar perante esse desfile de maestria e saber da nossa Rainha Maior A Cultura Popular, lardeada hoje por vários segmentos da cultura popular, Capoeira, Maracatu, Maculele, dança, teatro, musica, entre outros, desejando e recomendando que vislumbrem o real valor que esse Projeto Brasileiros na Paraíba, que se encerra no próximo sábado dia 06 de agosto com Maracatu Rural Leãozinho das Flores Pedras de Fogo (PB); Cacumbi do Mestre Deca Laranjeiras (SE); Samba de Pareia Laranjeiras (SE); Penha Cirandeira Santa Rita (PB); Banda Cabaçal do Mestre Zé Pretinho Tavaes (PB)

Curtam as fotos da Roda de Capoeira Coordenada pelo instrutor Peixinho, com a presença do mestre Robson, Mestre Rogerio, Marivan, Barata, Bené, Coquinho, vadiando feito menino! Por tudo que mais sagrado, não faltem! Valorize o que é seu, valorize a cultura popular!

Benedito dos santos é pesquisador em cultura popular e

Coordenador do Grupo Zumbi de Cultura Popular










quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Enfim o povo na rua!

Desde 30 de julho, que acontece o projeto brincantes brasileiros na praça ponto de Cém Réis sempre no horário das 19 às 21 horas, das sete às nove da noite.

Hoje, 01/08/2011 tivemos o belo espetáculo do mestre Clébio, de Guarabira.

Veja as fotos do majestoso espetáculo do Mestre Clébio

Vamos lá gente! Valorizar a cultura afro-brasileira é fortalecer a nossa identidade negra!

Um abraço

Bené