quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Cultura Local & Cultura Global

Entrevista com Elinaldo Rodrigues, Editor de Cultura, Escritor e Jornalista da Paraíba, falando sobre Cultura Local vs. Cultura Global.
Benedito dos Santos (Bené)
Paraíba - Abril - 2005
Além da Capoeira, um dos maiores interesses do Jornal do Capoeira é o de trazer aos leitores informações sobre aspectos culturais no Brasil, com ênfase especial à cultura afro-brasileira. Embora as manifestações brasileiras sejam nosso foco, hoje em dia é impossível ter visões exclusivamente locais e regionais. Dessa forma, neste artigo, apresentamos uma análise sobre o sentido Global da Cultura Brasileira.

Com o advento da globalização, alguns paradigmas começam a sofrer modificações. O que antigamente, em termos de manifestações culturais, era algo apenas regionalizado - o que muitos chamam de cultura local ou cultura regional - atualmente essa postura começa a ganhar outra conotação, tendo em vista o eixo da informação girar em todos os sentidos. Provocando assim, a quebra desse caráter de cultura local, pois, todos começam a entender a cultural regional já de uma forma mais ampla, mais globalizada. No último dia 28 de março, ocorreu na Paraíba, um evento que vem tomando proporções mundiais, que é o "Círculo dos Tambores". É uma manifestação cultural que ocorre simultaneamente, com pequenas diferenças de tempo devido ao fuso horário. Mas a simultaneidade é muito forte. Passeando por esse evento, deparei com Elinaldo Rodrigues, Editor de Cultura, Escritor e Jornalista. Representando o Jornal do Capoeira na Paraíba, aproveitei a oportunidade para entrevistar Elinaldo, que nos esclareceu, com muita propriedade, uma visão geral obre a questão Cultura Local & Cultura Global.

Vamos a entrevista.

JOCAP - Elinaldo, como você vê a questão da cultura local e global?
Elinaldo Rodrigues - "Eu acho que a cultura popular tem um sentido universal. Quando se fala em cultura global, dá a impressão de que cultura popular está relegada, ela está limitada a determinados ambientes geográficos, mas na verdade, ela lida com determinados símbolos e determinadas simbologias. E muitos elementos a fazem, aparentemente, ter uma compreensão só local. Mas a cultura popular pode e deve ter uma compreensão em qualquer lugar do mundo em que for manifestada, ou em que for apresentada.
JOCAP - Elinaldo, dois artista, Jean Baptiste Debret (Ilustração 1 - 1834) e Johann-Moritz Rugendas (Ilustação 2 - 1930), que caracterizaram em seus trabalhos, traços muitos populares aos dias de hoje, principalmente os personagens negros no contexto histórico. Jamais se imaginária que, por exemplo, a capoeira daria o resultado que está dando hoje,nem tampouco teria esses traços que de ser uma cultural internacional. O que você tem a falar sobre este efeito da Capoeira ter passado de uma prática recriminada (século XIX e início do XX) à uma cultura internacional, alcançando prestigio tem todos os cantos do mundo.
Elinaldo -  "É que hoje, evidentemente com toda essa tecnologia disponível, com a velocidade que a comunicação está se desenvolvendo, está sendo trabalhada, tem facilitado o maior acesso da população de outras regiões do país e do mundo, a determinados elementos da cultura que, determinados momentos era limitada à algumas regiões. Ela não alcançava outras regiões por falta de comunicação. Com isso, podemos perceber que aspectos dessa cultura, da cultura negra por exemplo, começam a ganhar uma dimensão muito mais ampla. Isso só revela a força que ela tem e sempre teve, é está acontecendo por conta da maior amplitude de informação. É por conta justamente dessas novas tecnologias disponíveis nos dias de hoje. Afinal vivemos na era da comunicação.
JOCAP " Como você vê essas culturas regionais praticadas na Paraíba, com seus traços fortes, como cultura de massa da Paraíba, sendo inserida no contexto nacional?
Elinaldo - "Eu vejo que a Paraíba, é uma amostra muito fiel do que é a representatividade da cultura brasileira. Porque a grande massa da cultura paraibana é justamente a diversidade, a diversidade cultural, onde você encontra desde o cantador de coco, desde a tribo indígena, que dança suas danças peculiares, o artesanato indígena, além de determinadas manifestações artísticas e estéticas que são consideradas contemporâneas. Então, se eu pudesse caracterizar a cultura paraibana, eu a identificaria como sendo de elevado teor de diversidade", Finalizou Elinado Rodrigues.

Benedito dos Santos

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Bené é pesquisador de Cultura Popular da Paraíba, e integrante do Grupo Zumbi de Cultura Popular

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