Entrevista com Elinaldo Rodrigues, Editor de Cultura, Escritor e Jornalista da Paraíba, falando sobre Cultura Local vs. Cultura Global.
Benedito dos Santos (Bené)
Paraíba - Abril -
2005
Além da
Capoeira, um dos maiores interesses do Jornal do Capoeira é o de trazer aos
leitores informações sobre aspectos culturais no Brasil, com ênfase especial à
cultura afro-brasileira. Embora as manifestações brasileiras sejam nosso foco,
hoje em dia é impossível ter visões exclusivamente locais e regionais. Dessa
forma, neste artigo, apresentamos uma análise sobre o sentido Global da Cultura
Brasileira.
Com o advento da globalização, alguns paradigmas começam a sofrer modificações.
O que antigamente, em termos de manifestações culturais, era algo apenas
regionalizado - o que muitos chamam de cultura local ou cultura regional -
atualmente essa postura começa a ganhar outra conotação, tendo em vista o eixo
da informação girar em todos os sentidos. Provocando assim, a quebra desse
caráter de cultura local, pois, todos começam a entender a cultural regional já
de uma forma mais ampla, mais globalizada. No último dia 28 de março, ocorreu na
Paraíba, um evento que vem tomando proporções mundiais, que é o "Círculo
dos Tambores". É uma manifestação cultural que ocorre simultaneamente,
com pequenas diferenças de tempo devido ao fuso horário. Mas a simultaneidade é
muito forte. Passeando por esse evento, deparei com Elinaldo Rodrigues,
Editor de Cultura, Escritor e Jornalista. Representando o Jornal do Capoeira na
Paraíba, aproveitei a oportunidade para entrevistar Elinaldo, que nos
esclareceu, com muita propriedade, uma visão geral obre a questão Cultura
Local & Cultura Global.
Vamos a entrevista.
JOCAP -
Elinaldo, como você vê a questão da cultura local
e global?
Elinaldo Rodrigues -
"Eu acho que a cultura popular tem um sentido
universal. Quando se fala em cultura global, dá a impressão de que cultura
popular está relegada, ela está limitada a determinados ambientes geográficos,
mas na verdade, ela lida com determinados símbolos e determinadas simbologias. E
muitos elementos a fazem, aparentemente, ter uma compreensão só local. Mas a
cultura popular pode e deve ter uma compreensão em qualquer lugar do mundo em
que for manifestada, ou em que for apresentada.
JOCAP -
Elinaldo, dois artista, Jean Baptiste Debret
(Ilustração 1 - 1834) e Johann-Moritz Rugendas (Ilustação 2 - 1930), que caracterizaram em seus
trabalhos, traços muitos populares aos dias de hoje, principalmente os
personagens negros no contexto histórico. Jamais se imaginária que, por exemplo,
a capoeira
daria o resultado que está dando hoje,nem
tampouco teria esses traços que de ser uma cultural internacional. O que
você tem a falar sobre este efeito da Capoeira ter passado de uma prática
recriminada (século XIX e início do XX) à uma cultura internacional, alcançando
prestigio tem todos os cantos do mundo.
Elinaldo -
"É que hoje, evidentemente com toda essa
tecnologia disponível, com a velocidade que a comunicação está se desenvolvendo,
está sendo trabalhada, tem facilitado o maior acesso da população de outras
regiões do país e do mundo, a determinados elementos da cultura que,
determinados momentos era limitada à algumas regiões. Ela não alcançava outras
regiões por falta de comunicação. Com isso, podemos perceber que aspectos dessa
cultura, da cultura negra por exemplo, começam a ganhar uma dimensão
muito mais ampla. Isso só revela a força que ela tem e sempre teve, é está
acontecendo por conta da maior amplitude de informação. É por conta justamente
dessas novas tecnologias disponíveis nos dias de hoje. Afinal vivemos na era da
comunicação.
JOCAP "
Como você vê essas culturas regionais praticadas
na Paraíba, com seus traços fortes, como cultura de massa da Paraíba, sendo
inserida no contexto nacional?
Elinaldo -
"Eu vejo que a Paraíba, é uma amostra muito fiel
do que é a representatividade da cultura brasileira. Porque a grande massa da
cultura paraibana é justamente a diversidade, a diversidade cultural, onde você
encontra desde o cantador de coco, desde a tribo indígena,
que dança suas danças peculiares, o artesanato indígena, além de
determinadas manifestações artísticas e estéticas que são
consideradas contemporâneas. Então, se eu pudesse caracterizar a cultura
paraibana, eu a identificaria como sendo de elevado teor de diversidade",
Finalizou Elinado Rodrigues.
Benedito dos
Santos
* * *
Bené é pesquisador de Cultura
Popular da Paraíba, e integrante do Grupo Zumbi de Cultura Popular
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